segunda-feira, 26 de outubro de 2020

AULA EJA/TEC - Setembro/Outubro 2020 - Significado da Globalização

 





O que é a Globalização:

Globalização é o processo de aproximação entre as diversas sociedades e nações existentes por todo o mundo, seja no âmbito econômico, social, cultural ou político. Porém, o principal destaque dado pela globalização está na integração de mercado existente entre os países.

A globalização permitiu uma maior conexão entre pontos distintos do planeta, fazendo com que compartilhassem de características em comum. Desta forma, nasce a ideia de Aldeia Global, ou seja, um mundo globalizado onde tudo está interligado.

O processo de globalização se constitui pelo modo como os mercados de diferentes países e regiões interagem entre si, aproximando mercadorias e pessoas.

Costumes, tradições, comidas e produtos típicos de determinada localidade passam a estar presentes em outros lugares totalmente diferentes. Isso acontece graças a troca e liberdade de informações que a globalização pode proporcionar.

A quebra de fronteiras gerou uma expansão capitalista onde foi possível realizar transações financeiras e expandir os negócios - até então restritos ao mercado interno - para mercados distantes e emergentes.

Tipos de Globalização

A globalização é a junção de vários aspectos que unem civilizações de diferentes cantos do globo. Os principais fatores que caracterizam a formação da globalização são: a economia, a cultura e a informação.

Globalização econômica

O surgimento dos blocos econômicos - países que se juntam para fomentar relações comerciais, como por exemplo, o Mercosul e a União Europeia - foi resultado desse processo econômico.

O impacto exercido pela globalização no mercado de trabalho, no comércio internacional, na liberdade de movimentação e na qualidade de vida da população varia a intensidade de acordo com o nível de desenvolvimento das nações.

O período em que a globalização econômica mais se intensificou foi em meados do século XX, com a Terceira Revolução Industrial (conhecida também como "Revolução Técnico-Científica").

Globalização cultural

A aproximação entre as diferentes nações do mundo também proporcionou a troca de costumes, culturas e tradições típicas. Estas, por sua vez, passam pelo processo de aculturação, ou seja, quando vários elementos culturais são misturados, criando uma espécie de "mutação das culturas".

Desta forma, valores e símbolos culturais que pertenciam originalmente a uma região ou nação, passam a estar presentes em todos os cantos do mundo e vice-versa. Como consequência, cresce a necessidade de haver um maior debate sobre a tolerância entre as diferenças culturais.

Saiba mais sobre a Aculturação.

As novas tecnologias de informação e a troca constante de bens de consumo entre os países (produtos, filmes, séries, músicas, etc) contribuem para a globalização cultural.

O Halloween, por exemplo, uma festividade típica na América do Norte, passou a ser celebrado em outros lugares, como no Brasil, devido a absorção dos costumes desses países norte-americanos.

Globalização da informação

O desenvolvimento das tecnologias de informação, com destaque para o advento da internet, foi o principal responsável pelo surgimento do conceito deste tipo de globalização.

Com as redes sociais online (como o Twitter, por exemplo), as pessoas que têm acesso à internet podem receber e enviar informações instantaneamente para todas as partes do mundo.

Unindo a globalização cultural com a necessidade de transmitir informações que possam ser recebidas e interpretadas em todo o planeta, também surgiu a ideia de determinar um idioma globalizado. Ou seja, uma língua que possa servir como elo entre todas as outras.

Atualmente, o idioma inglês é considerado o mais adotado entre todos os países como alternativa para garantir a comunicação, principalmente através da internet.

Economia Cultura Informação

Blocos econômicos Aculturação / Hibridismo cultural Internet

Transnacionais / Multinacionais (capitalismo) Ampliação da diversidade cultural vs. Xenofobia Comunicação instantânea

Internacionalização dos fluxos de capitais. "Mutação das culturas" Idioma globalizado

Efeitos da Globalização

O mundo globalizado é construído por um conjunto de "redes", seja de informações, transportes, de comércio, etc. Todos esses aspectos passam a estar interligados, gerando uma maior interação espaço-temporal entre as nações.

A expansão das empresas e criação das multinacionais é outro efeito significativo para o mundo contemporâneo a partir da globalização. Desta forma, empresas presentes em determinado país passam a atuar em outras nações, gerando empregos e possibilidade de trocas comerciais entre as regiões.

No entanto, também é preciso destacar o ponto de vista negativo deste novo cenário. Em alguns casos, a presença de "empresas globais" em países subdesenvolvidos representa a exploração destes, seja da mão de obra ou de matérias-primas locais.

A globalização também provocou a criação dos blocos econômicos, grupos de países que se unem em prol do desenvolvimento e crescimento de suas respectivas economias. A União Europeia, o Mercosul e o NAFTA são alguns dos blocos econômicos mais conhecidos.

Encolhimento do mundo

Com o desenvolvimento tecnológico, as distâncias foram "encurtadas". Conforme mostra a imagem abaixo, o tempo de locomoção foi acelerado ao longo dos anos, fazendo com que seja mais fácil percorrer longas distâncias ao redor do mundo. Esta facilidade contribuiu para a consolidação do processo de globalização.

encolhimento mundo novo

Vantagens e Desvantagens da Globalização

Como muitos outros fenômenos de elevada complexidade, a globalização apresenta pontos positivos e negativos:

Pontos positivos

Importante no combate à inflação e ajudou a economia ao facilitar a entrada de produtos importados;

O consumidor teve acesso a produtos importados de melhor qualidade e mais baratos, assim como produtos nacionais mais acessíveis e de melhor qualidade;

Com as multinacionais, a globalização permite que investidores de outros países invistam no estrangeiro e vice-versa;

Promove o desenvolvimento tecnológico;

Potencializa as trocas comerciais internacionais (bens e serviços);

Abre as portas para diferentes culturas, tradições e possibilidade de conhecer costumes de outros países de modo mais acessível;

Melhora o relacionamento entre os países dos vários continentes.

Pontos negativos

Concentração da riqueza. A maior parte do dinheiro fica nos países mais desenvolvidos e apenas 25% dos investimentos internacionais vão para as nações em desenvolvimento, o que faz disparar o número de pessoas que vivem em extrema pobreza;

Alguns economistas afirmam que nas últimas décadas, a globalização e a revolução tecnológica e científica (que são responsáveis pela automação da produção) são as principais causas do aumento do desemprego;

A aculturação pode descaracterizar os costumes culturais de um determinado país;

Apropriação cultural indevida, causando o desvirtuamento de signos e símbolos tradicionais das nações;

Exploração da matéria-prima e da mão de obra barata (quando países desenvolvidos se instalam em países mais pobres);

Disseminação de atividades criminosas e ilegais que antes concentravam-se apenas em uma determinada região para todo o resto do mundo;

Uso da internet como veículo para atividades ilegais como a prostituição, a pedofilia, o tráfico de drogas, armas e animais, o aumento de organizações criminosas, a "lavagem de dinheiro" e, consequente, aumento dos "paraísos fiscais".

Características da Globalização

Não é estática, ou seja, está em constante evolução, desenvolvimento e transformação;

Aculturação (adoção, adaptação e mistura de diferentes elementos culturais);

Criação de blocos econômicos, cujo principal objetivo e estreitar as relações comerciais entre os membros participantes;

"Aldeia Global" (mundo como uma grande comunidade única, devido aos avanços tecnológicos nos sistemas de transporte e comunicação);

Expansão do capitalismo;

Fortalecer as relações comerciais;

Internacionalização dos fluxos de capitais;

Privatização de empresas estatais (Neoliberalismo);

"Quebra" de barreiras fronteiriças;

Tempo de deslocamento através do espaço reduzido;

Presença de multinacionais / transnacionais;

Avanço das tecnologias de comunicação e dos meios de transporte;

Surgimento das multinacionais;

Informações transmitidas instantaneamente (internet);

Aumento da concorrência e competição econômica.

Saiba mais sobre características da globalização e blocos econômicos

Origem da Globalização

O complexo fenômeno da globalização teve início no século XV (Era das Grandes Navegações), quando as potências europeias da época começaram a explorar os oceanos, descobrindo novas terras. No entanto, apenas com a Revolução Industrial (século XVIII) é que a globalização começa a se desenvolver e a ganhar corpo.

Outro passo importante para o desenvolvimento da globalização ocorreu em meados do século XIX, com a consolidação de tecnologias que serviriam para encurtar distâncias, tornando as viagens mais rápidas, como a eletricidade e o navio a vapor.

Com os grandes avanços tecnológicos que o século XX trouxe, aliado ao sistema capitalista que se consolidou mundialmente com a queda da União Soviética, nasce uma grande necessidade de expandir o fluxo comercial entre as nações.

As inovações nas áreas das telecomunicações e da informática, especialmente com a Internet (Quarta Revolução Industrial) foram determinantes para a construção de um mundo globalizado.

Resumindo, o processo de globalização pode ser dividido em quatro principais fases:

1ª Fase: Grande Navegações e Descobertas Marítimas (século XV) - Revolução Industrial (século XVIII)

2ª Fase: Revolução Industrial - 2ª Guerra Mundial: expansão do capitalismo.

3ª Fase: 2ª Guerra Mundial - queda do Muro de Berlim, fim da União Soviética e do regime socialista (Guerra Fria - 1989).

4ª Fase: Nova Ordem Mundial: domínio total do capitalismo.

Veja também o significado da Pós-Modernidade e saiba mais sobre o muro de Berlim.

Globalização no Brasil

Assim como a maioria dos países capitalistas, o Brasil também se mantém no mercado internacional, participando na compra e venda de produtos e serviços entre as outras nações.

O país pertence a um bloco econômico (o Mercosul), garantindo a sua participação, em parceria com outras nações, na formulação de estratégias econômicas que visem o crescimento dos países-membros.

Em 1990, com a introdução do Plano Collor (Neoliberal), o Brasil passa a adotar uma série de medidas que acelera a sua consolidação no mundo globalizado.

O crescimento da indústria, a privatização de estatais (com o Neoliberalismo) e o surgimento de empresas multinacionais são alguns dos fatores importantes que ajudaram a fortalecer o país neste novo cenário.

Saiba mais sobre o significado do Neoliberalismo.

Globalização e o meio ambiente

Com a globalização, os impactos foram extremamente agressivos e negativos para o meio ambiente. Os interesses das corporativas capitalistas são baseados nas explorações de matérias-primas da natureza de maneira insustentável, poluindo e contaminando os ambientes naturais.

Um dos princípios da globalização contemporânea é o consumo. Para que sejam produzidos produtos que correspondam ao número de consumidores existentes atualmente, a quantidade de matéria-prima extraída é enorme. A maioria das empresas não faz este processo de extração com responsabilidade ambiental.

As consequências são as alterações climáticas, catástrofes ambientais e demais eventos que prejudicam a vida do ser humano e dos demais seres vivos.

Globalização segundo Milton Santos

Milton Santos, famoso geógrafo e intelectual brasileiro, abordou a globalização nos seus últimos livros. Ele mencionou seus aspectos econômicos, e analisou o papel desempenhado pelas empresas na internacionalização do capital, e também os fluxos financeiros e o impacto que estes causam na cultura local.

Milton Santos teorizou e criticou algumas destas características do mundo de hoje, e no final de sua vida, sugeriu uma globalização solidária, que fosse centrada em valores que não fossem ligados à hegemonia.


terça-feira, 20 de outubro de 2020

AGRONEGÓCIO NO BRASIL - SEGUNDA ETA EJA / TEC - ANNA BERNARDES

 O agronegócio brasileiro é responsável por 33% do PIB (Produto Interno Bruto), 42% das exportações e 37% dos empregos do país. Uma atividade que envolve tantos números positivos só poderia ser considerada o setor mais importante da economia do Brasil.

Esse setor envolve uma rede de outras atividades, que começam na produção de insumos e sementes, passam pelas fazendas, empresas de maquinários agrícolas e terminam nas indústrias, exportadoras e atacadistas.

O curso superior de Tecnologia em Agronegócio (ou Agropecuária e Agronegócio; Gestão de Agronegócios e Agroindústria, entre outros) forma profissionais capazes de administrar o caminho que a produção das empresas rurais faz desde a primeira até a última etapa. Ele é o “administrador rural”, a pessoa que faz o planejamento e o acompanhamento das atividades de uma propriedade rural (no âmbito dos negócios).

Para tanto, esse profissional tem de dominar técnicas do agrobusiness (o negócio da agricultura e da pecuária), estar atento às novas tecnologias do setor rural e, assim, aumentar a eficiência daquela empresa rural no mercado.

Atividades

Outras competências do tecnólogo em Agronegócio:
- Definição das necessidades da lavoura e dos rebanhos (insumos, serviços e alimentos);
- Análise e descoberta de novos mercados;
- Capacitação em economia, finanças, contabilidade, mercado, administração e aplicação de técnicas modernas de gerenciamento;
- Gerenciamento do trabalho dos demais funcionários da empresa rural;
- Identificação de alternativas de captação de recursos;
- Promoção do equilíbrio entre produtividade e preservação dos recursos naturais;
- Gerenciamento do beneficiamento, da logística e comercialização dos produtos rurais;
- Reconhecimento dos problemas da cadeia agroindustrial e procura de soluções (pensamento estratégico).

Mercado de Trabalho

O profissional em Agronegócio deve estar sempre preparado para a imprevisibilidade, pois lida em primeiro lugar com o poder da natureza de nos dar alimentos e sustento.

O mercado de trabalho para este tecnólogo é amplo e está aquecido. A economia da agricultura e da pecuária no Brasil só cresceu nos últimos anos aumentando assim as oportunidades de emprego em pequenas propriedades rurais que querem se modernizar, assim como as grandes fazendas e as indústrias e outras atividades que fazem parte da cadeia econômica do agrobusiness.

Um profissional da área tem salário méio de R$ 3.628.

O Curso

O curso tem em média 3 anos de duração e, além das disciplinas básicas de biologia, máquinas agrícolas, insumos, irrigação e drenagem, o estudante aprenderá também sobre administração, economia e noções de gestão.

sábado, 17 de outubro de 2020

Geografia - Exercícios sobre Xenofobia - Terceiro Ano - C. E. Dr. Joao Lula

C.E.EDUCAMAIS ANNA BERNARDE  /   C.E. DR. JOÃO LULA

PROF. JOÃO CORREIA - Outubro de 2021

Terceiro Ano - C. E. Dr. Joao Lula

Aula: Geografia – Movimentos Populacionais e a Xenofobia

Movimento Populacional

Xenofobia

 Os movimentos populacionais também podem ser chamados de migrações e são aqueles que envolvem qualquer forma de mudança de um grupo social de seu local de origem para outro. Geralmente essas mudanças ocorrem em busca de uma melhor condição de vida, tanto no sentido econômico quanto em questões políticas, militares, religiosas, entre outras.

Essas migrações ocorrem devido alguma necessidade de um grupo social, uma família, indivíduos de uma mesma cultura, nacionalidade, entre outros fatores que os agrupam, que saem de seu local de origem, ou até mesmo um ambiente em que viviam a uma certa quantidade de tempo e se mudam em busca de condições melhores para viver, sejam elas uma renda financeira mais alta, um ambiente mais livre para viver, ou até mesmo a busca por sobrevivência devido algum preconceito étnico ou político que esses grupos possam estar sofrendo, desastres naturais, refúgios de guerras e conflitos armados, entre outros motivos.

Milhares de refugiados da Síria emigraram para a Europa em razão da guerra iniciada em 2011. Foto: Janossy Gergely / Shutterstock.com

Esses movimentos ou migrações podem ocorrer de maneira externa quando ela ocorre com a saída desse indivíduo ou grupo de um país para outro, ou também pode ocorrer a chamada migração interna, quando acontece alguma mudança dentro de um mesmo país, mesmo estado, mesmo espaço.

Ao se tratar do termo migração externa existe uma variação importante sobre ele que são as expressões “Emigração” e “Imigração”, que se referem a formas específicas de mudanças, onde Emigração se trata da saída de uma pessoa ou um grupo de seu país de origem, ou seja, dentro daquele país eles são chamados de emigrantes. Já o termo Imigração se refere a chegada de uma pessoa ou um grupo de nacionalidade diferente em um país, ou seja, quando eles saem de seu país de origem e chegam em outro, nesse novo país são considerados imigrantes.

Migrações internas podem estar relacionadas aos seguinte termos:

  • Migração rural-rural: Essa ocorre quando há uma mudança dentro de áreas de campo, ou seja, o deslocamento ocorre de uma área rural para outra semelhante, geralmente essa forma de migração dá-se quando os trabalhadores rurais se deslocam em busca de colheitas que acontecem em locais diferentes e épocas diferentes do ano, causando essas alternâncias de moradias, ela também pode ser chamada de migração transumância ou sazonal;
  • Migração intra-urbana: É a mudança dentro de áreas urbanizadas, ou seja, mudanças de uma cidade para outra, dentro do mesmo estado ou para outro, porém dentro de espaços urbanizados, nas cidades;
  • Êxodo rural: É o movimento ocorrido pela mudança do campo para a cidade, isto é, quando a população de uma área rural se desloca para uma área urbana, podendo ser motivas dos por diversos fatores, tendo a mecanização do campo como principal fator;
  • Êxodo urbano: Acontece de maneira oposta ao êxodo rural, é quando há saída da cidade para o campo, assim dizendo, é uma partida da área urbana em direção a área rural;
  • Migração de retorno: Essa se sucede com a volta ao lugar de origem que a pessoa ou o grupo inicialmente se deslocou, assim sendo, ocorre quando houve saída do lugar de origem, e após algum tempo, podendo ser anos, há o retorno para a região em que saiu inicialmente;
  • Migração pendular: Ocorre de forma diferente das demais, não é uma migração para mudança de moradia, mas geralmente motivada pelo trabalho, onde se sai de um lugar inicial, como o município onde se vive para passar todo o dia em outro município trabalhando, tendo seu retorno para casa ao final do dia, assim sendo, um movimento de “vai e vem” como um pêndulo, o que gera o nome desse processo migratório.

1 – (UFG-GO/2010) –
 Um dos principais traços da dinâmica demográfica mundial é a migração internacional, que recria conflitos espaciais de diferentes ordens. Esse tipo de migração é explicado

a) pela incorporação de valores ocidentais no Oriente e de valores orientais no Ocidente, diminuindo as fronteiras simbólicas.

b) pela facilidade do fluxo de trabalhadores condicionados pelos novos meios de comunicação e transportes.

c) pela aprendizagem de idiomas dos países ricos como forma de incorporação às novas demandas da indústria.

d) pelo livre acesso dos indivíduos no interior dos países signatários de acordos de livre comércio e cooperação.

e) pelo aumento global do desemprego, que gera miséria nas nações de baixo índice de desenvolvimento humano.

2 – (UERj/2016) – Em novembro de 2014, a Alemanha celebrou 25 anos da queda do Muro de Berlim. Apesar do tempo decorrido e dos investimentos realizados, ainda persistem muitas diferenças entre as porções ocidental e oriental do país. Os mapas abaixo apontam exemplos dessas diferenças.

Uma prioridade da plataforma política do Partido Nacional Democrata, da extrema-direita alemã, é a adoção de severas restrições à imigração para o país.

Com base nessa informação e na análise dos mapas, a porção oriental do país possui atualmente, como característica social marcante, níveis mais elevados de:

a) inclusão política

b) automação industrial

c) sentimento xenófobo

d) qualificação profissional

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

3 – (Unesp/2014) –

Catalunha de mãos dadas

Imagine uma corrente humana formada por pessoas que dão as mãos em uma extensão de 400 quilômetros. Cidadãos da Catalunha não só imaginaram como a colocaram em prática nesta quarta-feira [11.09.2013], em que se celebra a Diada, uma espécie de dia do orgulho catalão, por ser a data que relembra a batalha, no século 18, de Barcelona com tropas da monarquia espanhola. O 11 de setembro catalão é celebrado anualmente com atos oficiais e passeatas, mas tem sido nos últimos anos o ponto nevrálgico do pleito dessa região.

(http://luisabelchior.blogfolha.uol.com.br. Adaptado.)

Sobre a Catalunha, é correto afirmar que se trata de

a) uma região autônoma e que reivindica sua integração ao território nacional espanhol, acompanhada de plena participação na vida política e econômica da Espanha.

b) uma região com identidade cultural própria e que reivindica total autonomia política e administrativa em relação à Espanha.

c) uma região pobre, com identidade cultural espanhola, mas que exige sua autonomia administrativa como forma de se proteger da atual crise econômica que assola a Espanha.

d) uma ex-colônia espanhola, que reivindica sua autonomia administrativa, mas com direitos de influenciar na vida política e econômica da Espanha.

e) um país autônomo, com território e governo nacionais próprios e que almeja integrar-se à Espanha para poder participar definitivamente da União Europeia.

4 – (Udesc/2015) – Charlie Hebdo (Hebdo é a abreviação de hebdomadaire, que significa semanal) é o nome de um jornal satírico francês que veicula crônicas e artigos de economia, de política e sobre a sociedade francesa. Seu alvo mais comum são as religiões (catolicismo, judaísmo, islamismo), os partidos políticos e outros temas controversos. O jornal existe desde os anos 1970, e sua sede já foi alvo de vários atentados. O mais recente foi em janeiro de 2015, quando vários cartunistas e membros do jornal foram assassinados.

Analise as proposições sobre as religiões e disputas étnicas na Europa.

I. Existem na Europa muitas religiões, as com maior número de adeptos são as ligadas ao cristianismo e ao islamismo.

II. Os conflitos separatistas têm, na sua origem, questões religiosas e étnicas. Exemplos disso podem ser encontrados nos conflitos da Irlanda do Norte, no País Basco e nos Bálcãs.

III. Na França, a maioria da população se diz católica, mas há um número expressivo de pessoas que se declaram ateias  ou sem religião.

IV. As questões étnicas, na Europa, se misturam às econômicas; a aversão ao imigrante cresce com o aumento do desemprego no continente.

V. O terrorismo é, também, uma expressão dos conflitos étnico-religiosos em suas manifestações mais radicais.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e V são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

5 – (Mackenzie/2015) – Escócia rejeita em plebiscito separação do Reino Unido

“A Escócia votou para continuar como parte do Reino Unido, rejeitando a independência em plebiscito realizado na quinta- -feira. A apuração das urnas nas 32 regiões administrativas escocesas foi concluída na manhã desta sexta-feira. O “Não” (contra a independência) obteve de votos, contra do “Sim”. Em percentuais, a vitória foi de contra Comparecimento nas urnas foi recorde e a contagem atravessou a madrugada na Escócia.”

Atualizado em 19 de setembro, 2014 – 03:54 (Brasília) 06:54 GMT Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/ 09/140912_escocia_plebiscito_hb.shtml

Levando-se em conta a notícia dada e seus conhecimentos, analise as afirmações que seguem.

I. A Escócia está localizada no norte da Grã – Bretanha onde predominam as Terras Altas (Highlands), importante cadeia montanhosa do Reino Unido.

II. Os movimentos populares pleiteando a independência da Escócia iniciaram no final do século XX, após a descoberta de extensas jazidas petrolíferas no Mar da Irlanda em sua costa oeste.

III. O Reino Unido compreende as três nações que ocupam a ilha da Grã-Bretanha – Inglaterra, Escócia e País de Gales como também sua vizinha Irlanda (Eire e Ulster) que comungam interesses políticos e religiosos.

IV. A economia escocesa é baseada na alta produção têxtil e agrícola, uma vez que Edimburgo e Glasgow são as cidades mais industrializadas da nação. Destaca-se, ainda, na tradicional produção de destilados.

Estão corretas apenas as alternativas

a) I e II.

b) II e III.

c) I e III.

d) III e IV.

e) I e IV

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

AULA REVOLUÇÃO VERDE - EJA - SEGUNDAETAPA

 

EJA - SEGUNDA ETAPA.
AULA RESUMO -  A ATIVIDADE DESTA AULA SERÁ A PRODUÇÃO DE UM TEXTO RESUMO SOBRE A REVOLUÇÃO VERDE PARA QUE POSSAMOS ENTENDER MELHOR O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO OCORRIDA NO CAMPO ATRAVÉS DA MECANIZAÇÃO E MELHORAMENTO DAS SEMENTES ATRAVÉS DAS PESQUISAS AGROPECOÁRIAS