quinta-feira, 28 de março de 2019

AULA - 2 - 1ª ETAPA ENSINO MÉDIO Geografia - TUDO SOBRE O SISTEMA SOLAR E A TERRA EM 4 MINUTOS! | Hiperat...


O Sistema Solar e a Terra
O SISTEMA SOLAR
Vamos agora analisar o Sistema Solar. O primeiro e mais importante elemento do sistema é, sem dúvida, o Sol. É a estrela que envia energia e mantém aquecida a superfície da Terra. Apesar dessa importância, o Sol é uma estrela de tamanho relativamente pequeno que se situa a cerca de 149 milhões de quilômetros de distância da Terra. É aproximadamente um milhão de vezes maior que a Terra e trezentas mil vezes mais pesado. É constituído por uma massa de gases, entre eles, principalmente, o hidrogênio e o hélio, que apresentam reações termonucleares comandadas por sua intensa força gravitacional e magnética, produzindo a energia que é enviada à Terra.
O Sol apresenta um movimento de rotação e, ao mesmo tempo, arrasta os seus planetas numa órbita em torno da Via Láctea, a galáxia à qual pertence.
PLANETAS INTERNOS E EXTERNOS
Após o Sol, os elementos mais importantes são os planetas. Considera-se atualmente um conjunto de 8 planetas que se dividem da seguinte forma:
a) Planetas terrestres (telúricos) ou internos São aqueles com órbitas internas, ou mais próximas do Sol, com menor dimensão do que os planetas jupiterianos; apresentam superfície rochosa e material magmático em seu interior. Por isso, apresentam menor força gravitacional e menor número de satélites do que os jupiterianos. São quatro: Mercúrio, Vênus, Terra e marte. Mercúrio e marte possuem diâmetros menores; Vênus e Terra, diâmetros semelhantes.
Os quatro possuem atmosferas de diferentes composições, mais ou
menos densas. Desses, apenas
a Terra tem grande quantidade de água na forma líquida na sua superfície e comporta a vida como a conhecemos. A Terra tem um satélite e marte, dois. Mercúrio e Vênus não possuem satélites.


b) Planetas jupiterianos (ovianos) ou externos São aqueles com órbitas externas, mais distantes do Sol, de dimensões muito maiores do que os terrestres. Todos constituem superfícies gasosas formadas basicamente por hidrogênio e hélio, em Júpiter e Saturno, e metano, em Urano e hetuno. Por isso, são chamados de Gigantes Gasosos, pois não possuem superfícies sólidas. Em maiores profundidades, esses gases tornam-se mais densos e transformam-se em líquido, metal e provavelmente rochoso. São quatro: Júpiter, o maior de todos e com maior número de satélites, Saturno, Urano e Netuno. Possuem grande massa e forte atração gravitacional e por isso constituem anéis e famílias de inú meros satélites, alguns de grande proporção.

PLUTÃO E OS PLANETAS ANÕES
Em reunião realizada pela União Astronômica Internacional em agosto de 2006, ficou estabelecida uma nova definição de planeta, criando o chamado planeta anão. Alteraram a condição de Plutão, de planeta para planeta anão. Dentro dessa classifi cação, dois novos planetas anões foram encaixados: Ceres, o maior dos asteroides que orbitam no cinturão entre Marte e Júpiter; Éris, que foi provisoriamente chamado de Xena, encontrado dentro do Cinturão de Kuiper, um segundo cinturão de asteroides existente depois da órbita de Netuno. Plutão tem duas características dos planetas comuns, mas a sua órbita não é mais limpa, sobrepondo-se à de Netuno e cumprindo rota diagonal em relação aos outros planetas.
SATÉLITES
EM torno dos planetas. Os 138 satélites São astros iluminados que giram em pertencem a sete planetas, que são:
Terra: 1 satélite (Lua); marte: 2 satélites (Fobus e Deimus);
Júpiter: 63 satélites; Saturno: 31 satélites; Urano: 27 satélites; Netuno: 13 satélites; Plutão: 1 satélite.
PLANETOIDES OU ASTEROIDES São pequenos planetas que se movem em órbitas próprias entre marte e Júpiter, formando um cinturão de asteroides. meteoroides são restos de matéria remanescente da época da formação do Sistema Solar.
meteoros são astros luminosos formados pela penetração dos meteoroides nas camadas mais altas da atmosfera terrestre, que são aquecidos pelo atrito com o ar.
meteoritos são pequenas partes dos meteoroides que, por possuírem maior massa, acabam vencendo a atmosfera e se precipitando sobre o solo de algum planeta ou satélite. Quando são encontrados, recebem a designação de meteorito.

2- AULA 2 – Ativando o entendimento do Texto – Sistema Solar
1 – Como é constituído o Sistema Solar ?
2 – Quais são os oitos planetas do Sistema Solar ? Cite-os começando pelo mais próximo do Sol.
3 – Que mudanças ocorreram a partir de 2008 em relação a classificação dos planetas ?
4 – Que contribuição traz o fato de a Terra ser o terceiro planeta na ordem de afastamento do Sol ?
5 – Quais são os movimentos realizados pelo planeta Terra ?
6 – Por que o formato da Terra é considerado um geóide ?
7 – Que elementos da superfície terrestre podem ser relacionados, como essenciais para dar suporte a vida?

8 – A superfície da Terra esta em constante modificação. De que forma ocorrem essas modificações ?
9 - Diferencie Planetoides de Asteroides.
10 - Diferencie Meteoros de Meteoritos.

quarta-feira, 13 de março de 2019

2 Escudos Cristalinos e Bacias Sedimentares

Canal do Enem - Geografia - Estrutura da Terra

2ª Etapa - Aula 1 - Estrutura Geológica


C.E.F.M.ANNA BERNARDES – TIMON – MA
Prof. João Correia - 2ª Etapa
Aula 1 – Geografia – Definição e Por Que Estudar

1-Estrutura Geológica

Esse termo utilizado em geomorfologia, de forma simplificada pode-se dizer que corresponde ao embasamento rochoso que sustenta uma forma de relevo, isto é, é o alicerce, é a forma como estão dispostas as rochas na litosfera, consequência do tectônismo.

Na áreas emersas da crosta terrestre, a Geologia de modo geral reconhece três tipos de estruturas geológicas: dobramentos modernos, os maciços antigos e as bacias sedimentares.
Dobramentos Modernos – são os trechos da crosta terrestre de formação recente, situadas próximas às zonas de contato entre as placas tectônicas. Nessas regiões da crosta a pressão de uma placa sobre a outra, parte da crosta rochosa dobra-se, num processo lento e contínuo, dando origem as montanhas.
Maciços Antigos ou Escudos Cristalinos – são os terrenos mais antigos da crosta terrestre, são constituidos basicamente por rochas magmáticas e metamórficas. Sua importância econômica reside no fato de nesses maciços ocorrerem as jazidas de minerais metálicos, como, Ferro, ouro, mangânes, prata, cobre, alumínio, estanho.
Bacias Sedimentares – são áreas com tendência a concavidade (forma de bacia) que através do tempo geológico foram e continuam sendo preenchidas pela acumulação de sedimentos proveniente  do desgastes das rochas, e matéria orgânica (vegetal e animal). É nesse tipo de estrutura geológica que se formam importantes recursos minerais energéticos, como o petróleo e o carvão mineral.

Tipos de bacias sedimentares

De acordo com suas causas de formação, podemos destacar os seguintes:
·         frontais: localizadas em frente a uma cadeia montanhosa ou um arco de ilhas vulcânicas;
·         retroarco: encontradas em redor do Oceano Pacífico;
·         oceânicas: presentes no fundo dos oceanos.
Além desses três tipos, temos as bacias de pull-apart, intramontanhosas, margens continentais, intracratônicas e fossas de afundamento.
Bacias sedimentares brasileiras
O Brasil possui cerca de 60% do seu território composto por bacias sedimentares, a sua grande maioria localizada no interior. Podem ser divididas em três tipos:
1.   Bacias sedimentares de grande extensão (bacia da Amazônia, do Parnaíba, também chamadas de Meio-Norte, do Paraná ou Paranaica e Central);
2.   Bacias sedimentares de menor extensão: (bacias do Pantanal Mato-Grossense, do São Francisco, também denominada Sanfranciscana, do Recôncavo Tucano e a Litorânea);
3.   Bacias de compartimentos de planalto: (bacias de Curitiba, Taubaté, São Paulo, entre outras).
A bacia da Amazônia está localizada na floresta amazônica. A do Paraná ocupa uma extensa área na região centro-leste da América do Sul, e é utilizada para a extração de carvão mineral.

1 – EJA2 – Estrutura Geológica
Ativando o entendimento
1 – De forma simplificada qual o significado de estrutura geológica ?
2 – Que agente contribuiu para a formação da estrutura geológica ?
3 – A geologia reconhece quais tipos de estruturas geológicas ?
4 – Faça uma descrição sobre a estrutura dobramentos modernos, e suas consequências ?
5 – Descreva a formação dos maciços antigos, e a importância econômica deste tipo de estrutura ?
6 – A estrutura geológica do tipo Bacia sedimentar, apresenta uma concavidade, explique qual a origem dos sedimentos que iram dar condições para formação Bacia Sedimentar ?
7 – Numa pesquisa para a exploração de ouro e petróleo, respectivamente em quais tipos de estrutura seria mais adequado fazer essa pesquisa ?

8 – Descreva os Tipos de bacias sedimentares.

9 – Identifique e explique as formas das Bacias sedimentares brasileiras.

Eu, professor #2 - Paisagem, lugar e espaço geográfico

GEOGRAFIA AULA 01 - INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA GEOGRAFIA

Geografia - Definição e Por Que Estudar


C.E.F.M.ANNA BERNARDES – TIMON – MA
Prof. João Correia – 1ª Etapa
Aula 1 – Geografia – Definição e Por Que Estudar

1 – Geografia – Definição
Geografia é uma palavra que tem origem na Grécia antiga, onde  “geo” significa Terra e “graphos” significa escrever, portanto, Geografia é o estudo e descrição dos fenômenos que ocorrem no planeta Terra.
Modernamente a Geografia é definida como o estudo das relações entre o espaço e as sociedades.
Geografia – para que estudar Geografia?
Estudando Geografia podemos entender melhor o mundo em que vivemos. Podemos compreender melhor como os diferentes povos se relacionam com a natureza. Podemos identificar as principais características do lugar onde moramos, bem como seus problemas e tornar-se um agente na busca pelas soluções.
Geografia – espaço em transformação
O espaço geográfico está em permanente mudança ao longo dos bilhões de anos da existência da Terra. Dois agentes são responsáveis por essas modificações, são eles, a própria ação da natureza e a atividade do homem na superfície da Terra.
Geografia – Paisagem, espaço e lugar
Para a geografia paisagem é o conjunto de elementos naturais e dos elementos humanizados ou culturais, isto é, construido por seres humanos.
Espaço – para a geografia espaço refere-se ao que esta sendo ou foi construído pelos seres humanos. É, portanto, a natureza que já foi transformada pelo trabalho do ser humano.
Lugar – é o espaço onde vivemos em interação com a paisagem e exercemos nossas atividades no dia-a-dia.
Ativando o entendimento do texto – Por que estudar geografia ?
1 – Qual a definição de Geografia ?
2 – Modernamente como é definida a Geografia ?
3 – Relacione três razões que justificam estudar Geografia ?
4 – Aponte os agentes responsáveis pela transformação espaço geográfico ?
5 – Para a geografia o que é paisagem ?
6 – O que a Geografia denomina de elementos humanos ou culturais ?
7 – Que definição a Geografia dar para o termo espaço ?
8 -  Como a Geografia define o termo lugar?


Fonte: https://ensinomedio01.wordpress.com/