quarta-feira, 13 de março de 2019

2ª Etapa - Aula 1 - Estrutura Geológica


C.E.F.M.ANNA BERNARDES – TIMON – MA
Prof. João Correia - 2ª Etapa
Aula 1 – Geografia – Definição e Por Que Estudar

1-Estrutura Geológica

Esse termo utilizado em geomorfologia, de forma simplificada pode-se dizer que corresponde ao embasamento rochoso que sustenta uma forma de relevo, isto é, é o alicerce, é a forma como estão dispostas as rochas na litosfera, consequência do tectônismo.

Na áreas emersas da crosta terrestre, a Geologia de modo geral reconhece três tipos de estruturas geológicas: dobramentos modernos, os maciços antigos e as bacias sedimentares.
Dobramentos Modernos – são os trechos da crosta terrestre de formação recente, situadas próximas às zonas de contato entre as placas tectônicas. Nessas regiões da crosta a pressão de uma placa sobre a outra, parte da crosta rochosa dobra-se, num processo lento e contínuo, dando origem as montanhas.
Maciços Antigos ou Escudos Cristalinos – são os terrenos mais antigos da crosta terrestre, são constituidos basicamente por rochas magmáticas e metamórficas. Sua importância econômica reside no fato de nesses maciços ocorrerem as jazidas de minerais metálicos, como, Ferro, ouro, mangânes, prata, cobre, alumínio, estanho.
Bacias Sedimentares – são áreas com tendência a concavidade (forma de bacia) que através do tempo geológico foram e continuam sendo preenchidas pela acumulação de sedimentos proveniente  do desgastes das rochas, e matéria orgânica (vegetal e animal). É nesse tipo de estrutura geológica que se formam importantes recursos minerais energéticos, como o petróleo e o carvão mineral.

Tipos de bacias sedimentares

De acordo com suas causas de formação, podemos destacar os seguintes:
·         frontais: localizadas em frente a uma cadeia montanhosa ou um arco de ilhas vulcânicas;
·         retroarco: encontradas em redor do Oceano Pacífico;
·         oceânicas: presentes no fundo dos oceanos.
Além desses três tipos, temos as bacias de pull-apart, intramontanhosas, margens continentais, intracratônicas e fossas de afundamento.
Bacias sedimentares brasileiras
O Brasil possui cerca de 60% do seu território composto por bacias sedimentares, a sua grande maioria localizada no interior. Podem ser divididas em três tipos:
1.   Bacias sedimentares de grande extensão (bacia da Amazônia, do Parnaíba, também chamadas de Meio-Norte, do Paraná ou Paranaica e Central);
2.   Bacias sedimentares de menor extensão: (bacias do Pantanal Mato-Grossense, do São Francisco, também denominada Sanfranciscana, do Recôncavo Tucano e a Litorânea);
3.   Bacias de compartimentos de planalto: (bacias de Curitiba, Taubaté, São Paulo, entre outras).
A bacia da Amazônia está localizada na floresta amazônica. A do Paraná ocupa uma extensa área na região centro-leste da América do Sul, e é utilizada para a extração de carvão mineral.

1 – EJA2 – Estrutura Geológica
Ativando o entendimento
1 – De forma simplificada qual o significado de estrutura geológica ?
2 – Que agente contribuiu para a formação da estrutura geológica ?
3 – A geologia reconhece quais tipos de estruturas geológicas ?
4 – Faça uma descrição sobre a estrutura dobramentos modernos, e suas consequências ?
5 – Descreva a formação dos maciços antigos, e a importância econômica deste tipo de estrutura ?
6 – A estrutura geológica do tipo Bacia sedimentar, apresenta uma concavidade, explique qual a origem dos sedimentos que iram dar condições para formação Bacia Sedimentar ?
7 – Numa pesquisa para a exploração de ouro e petróleo, respectivamente em quais tipos de estrutura seria mais adequado fazer essa pesquisa ?

8 – Descreva os Tipos de bacias sedimentares.

9 – Identifique e explique as formas das Bacias sedimentares brasileiras.



Nenhum comentário: