quarta-feira, 16 de setembro de 2020

AULA: PROJETO DE PESQUISA - EJA-TEC - ANNA BERNARDES - AS ETAPAS DA PESQUISA

INTRODUÇÃO - JUSTIFICATIVA - ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

O planejamento e a execução de uma pesquisa fazem parte de um processo sistematizado que compreende etapas que podem ser detalhadas da seguinte forma: 

1) Escolha do tema; 

2) Revisão de literatura; 

3) Justificativa; 

4) Formulação do problema; 

5) Determinação de objetivos; 

6) Metodologia; 

7) Coleta de dados; 

8) Tabulação de dados; 

9) Análise e discussão dos resultados; 

10) Conclusão da análise dos resultados; 

11) Redação e apresentação do trabalho científico. 

AS ETAPAS DA PESQUISA

01.Escolha do Tema 

Qual a maior dificuldade para escolher um tema? 

Projeto de pesquisa – Como escolher o tema para a pesquisa

O tema é um aspecto ou uma área de interesse de um assunto que se deseja provar ou desenvolver. Escolher um tema significa eleger uma parcela delimitada de um assunto, estabelecendo limites ou restrições para o desenvolvimento da pesquisa pretendida. A definição do tema pode surgir com base na sua observação do cotidiano, na vida profissional, em programas de pesquisa, em contato e relacionamento com especialistas, no feedback de pesquisas já realizadas e em estudo da literatura especializada.

2) Revisão de Literatura Nesta fase você deverá responder às seguintes questões:

 1 - Quem já escreveu e o que já foi publicado sobre o assunto? 

2 - Que aspectos já foram abordados? 

3 - Quais as lacunas existentes na literatura?

 A revisão de literatura é fundamental, porque fornecerá elementos para você evitar a duplicação de pesquisas sobre o mesmo enfoque do tema. Favorecerá a definição de contornos mais precisos do problema a ser estudado . Recomendável: conversar com um ou vários especialistas ANTES. 


Palavras-chave

 Marcadores 

Termos de busca 

Base de dados

3) Justificativa 

Nesta etapa você irá refletir sobre “o porquê” da realização da pesquisa procurando identificar as razões da preferência pelo tema escolhido e sua importância em relação a outros temas. Pergunte a você mesmo: o tema é relevante e, se é, por quê? Quais os pontos positivos que você percebe na abordagem proposta? Que vantagens e benefícios você pressupõe que sua pesquisa irá proporcionar? A justificativa deverá convencer quem for ler o projeto, com relação à importância e à relevância da pesquisa proposta.

PROBLEMA E HIPÓTESE - ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

4) Formulação do Problema

É criado a partir do tema escolhido. A pesquisa científica depende da formulação adequada do problema, isto porque objetiva buscar sua solução. Problema é uma questão que a pesquisa pretende responder. Todo o processo de pesquisa irá girar em torno de sua solução. o problema deve ser formulado como pergunta, para facilitar a identificação do que se deseja pesquisar; -o problema deve ter clareza: os termos adotados devem ser definidos para esclarecer os significados com que estão sendo usados na pesquisa; -o problema deve ser preciso: além de definir os termos é necessário que sua aplicação esteja delimitada; -o problema deve ser suscetível de solução: como será pesquisado? Que instrumentos serão utilizados?

Hipóteses Hipóteses 

são suposições colocadas como respostas plausíveis e provisórias para o problema de pesquisa. As hipóteses são provisórias porque poderão ser confirmadas ou refutadas com o desenvolvimento da pesquisa. A hipótese é sempre uma afirmação, uma resposta possível ao problema proposto. A formulação de hipóteses é quase inevitável, para quem é estudioso da área que pesquisa. Geralmente, com base em análises do conhecimento disponível, o pesquisador acaba “apostando” naquilo que pode surgir como resultado de sua pesquisa. Uma vez formulado o problema, é proposta uma resposta suposta, provável e provisória (hipótese), que seria o que ele acha plausível como solução do problema.

5) Determinação de Objetivos 


Os objetivos devem estar coerentes com a justificativa e o problema proposto. O objetivo geral será a síntese do que se pretende alcançar, e os objetivos específicos explicitarão os detalhes e serão desdobramentos do objetivo geral. Os enunciados dos objetivos devem começar com um verbo no infinitivo e este verbo deve indicar uma ação passível de mensuração. 

06) Metodologia Nesta etapa você irá definir onde e como será realizada a pesquisa. Definirá o tipo de pesquisa, a população, a amostragem, os instrumentos de coleta de dados e a forma como pretende tabular e analisar seus dados. A coleta de dados objetiva obter elementos para que os objetivos propostos na pesquisa possam ser alcançados. Neste estágio você escolhe também as possíveis formas de tabulação e apresentação de dados e os meios (métodos estatísticos, instrumentos manuais ou computacionais) que serão usados para facilitar a interpretação e análise dos dados. 

07) Coleta de Dados A coleta de dados compreende o conjunto de operações por meio das quais o modelo de análise é confrontado aos dados coletados. O que coletar? Os dados a serem coletados são aqueles úteis para testar as hipóteses. Eles são determinados pelas variáveis e pelos indicadores. Podemos chamá-los de dados pertinentes. Como coletar? Esta segunda questão refere-se aos instrumentos de coleta de dados, que comporta três operações: 

•Conceber um instrumento capaz de fornecer informações adequadas e necessárias para testar as hipóteses; por exemplo, um questionário ou um roteiro de entrevistas ou de observações. •Testar o instrumento antes de utilizá-lo sistematicamente para se assegurar de seu grau de adequação e de precisão. 

•Colocá-lo sistematicamente em prática e proceder assim à coleta de dados pertinentes. 

Na coleta de dados, o importante não é somente coletar informações que dêem conta dos conceitos (através dos indicadores), mas também obter essas informações de forma que se possa aplicar posteriormente o tratamento necessário para testar as hipóteses. Portanto, é necessário antecipar, ou seja, preocupar-se, desde a concepção do instrumento, com o tipo de informação que ele permitirá fornecer e com o tipo de análise que deverá e poderá ser feito posteriormente. A escolha entre os diferentes métodos de coleta de dados depende das hipóteses de trabalho e da definição dos dados pertinentes decorrentes da problemática. É igualmente importante levar em conta as exigências de formação necessárias para colocar em prática de forma correta cada método escolhido.

 Tabulação de Dados Nesta etapa você poderá lançar mão de recursos manuais ou computacionais para organizar os dados obtidos na pesquisa de campo. Atualmente, com o advento da informática, é natural que você escolha os recursos computacionais para dar suporte à elaboração de índices e cálculos estatísticos, tabelas, quadros e gráficos. 

9) Análise e Discussão dos Resultados Nesta etapa você interpretará e analisará os dados que tabulou e organizou na etapa anterior. A análise deve ser feita para atender aos objetivos da pesquisa e para comparar e confrontar dados e provas com o objetivo de confirmar ou rejeitar a(s) hipótese(s) ou os pressupostos da pesquisa. 

O primeiro passo da análise das informações é a verificação empírica. Mas a realidade é sempre mais complexa do que as hipóteses e questões elaboradas pelo pesquisador, e uma coleta de dados rigorosa sempre traz à tona outros elementos ou outras relações não cogitados inicialmente. Nesse sentido, a análise das informações tem uma segunda função, a de interpretar os fatos não cogitados, rever ou afinar as hipóteses, para que, ao final, o pesquisador seja capaz de propor modificações e pistas de reflexão e de pesquisa para o futuro. Se houver divergência entre os resultados observados e os resultados esperados, será necessário examinar de onde provém esse distanciamento e em que a realidade é diferente do que se presumia no início, elaborando novas hipóteses e, a partir de uma nova análise dos dados disponíveis, examinar em que medida elas se confirmam. 

10) Conclusão da Análise dos Resultados Nesta etapa você já tem condições de sintetizar os resultados obtidos com a pesquisa. Deverá explicitar se os objetivos foram atingidos, se a(s) hipótese(s) ou os pressupostos foram confirmados ou rejeitados. E, principalmente, deverá ressaltar a contribuição da sua pesquisa para o meio acadêmico ou pa-ra o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. 

11) Redação e Apresentação do Trabalho Científico Nesta etapa o pesquisador deverá redigir seu relatório de pesquisa. O texto deverá ser escrito de modo apurado, isto é, gramaticalmente correto, frase logicamente claro, terminologicamente preciso e estilisticamente agradável”. Normas de documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) deverão ser consultadas visando à padronização das indicações bibliográficas e a apresentação gráfica do texto. Normas e orientações do próprio curso também deverão ser consultadas.

Nenhum comentário: